Logotipo Expressão Regional

Home Variedades

Síndrome de sabe-tudo: pessoas dominadas pelo ego que não conseguem evoluir

14/10/2019

As pessoas que sofrem da síndrome de sabe-tudo possuem um sério problema: nessa tentativa persistente de se mostrarem superiores, elas apenas mostram que sofrem de uma séria insegurança sobre si mesmas.

O conhecimento pode nos levar muito longe na vida, mas a forma como lidamos com ele é o que mostra quem realmente somos. Algumas pessoas são humildes com sua sabedoria, e ao invés de causar constrangimento naqueles que são menos instruídos, agem com altruísmo, contribuindo para que possam expandir seus conhecimentos. No entanto, na outra mão existem as pessoas com a síndrome de “sabe-tudo”, que são extremamente arrogantes, e se consideram superiores às pessoas ao seu redor, tratando-os como inferiores.

Essa questão foi estudada por profissionais da saúde. Psicólogos da Universidade de Michigan se dedicaram a analisar o comportamento dos sabe-tudo para compreender se eles realmente possuem mais conhecimento do que as outras pessoas, e se esse comportamento de superioridade pode ser uma ferramenta que os ajuda a encontrar novas maneiras de impulsionar seu processo de aprendizagem e, consequentemente, desenvolver seu intelecto.

Em suas análises, os pesquisadores descobriram que nem sempre essa arrogância decorre do conhecimento, e que mesmo quando não tinham conhecimento sobre algo, algumas pessoas afirmavam saber mais do que outras e apresentavam informações que apoiavam seu conhecimento limitado, ignorando os fatos que mostravam aquilo que não sabiam.

fonte: O Segredo


Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital