Logotipo Expressão Regional

Home Uncategorized

Rotatória Prefeito Silas Manoel, uma justa homenagem

28/05/2019

Como é bom recordar!

Passando pela rotatória na Rodovia SP 29, na altura do CLI, agora intitulada Rotatória Silas Manoel de Oliveira, pude relembrar do amigo e ex-prefeito de nossa cidade.

Muitos dos jovens de hoje, não tem ideia de quem foi este grande homem, figura impar na cidade, onde desde muito jovem se destacava como uma das lideranças do movimento estudantil, não só de nossa cidade, mas tambem na região.

Os mais antigos devem se lembrar da Banda de seu pai, o Sr. Antonio Manoel de Oliveira (Antônio Dentista), banda esta que na época incrementava as procissões, quermesses, feiras, inaugurações, pelos coretos, clubes e muito mais…

Na época, Silas convenceu ao maestro da banda a permitir que jovens e adolescentes tambem fizessem parte da banda, que até então era formada apenas por músicos adultos.

Desta forma, abriu espaço para Mércia, Cid, Vicente, Ciro, Cirilo, Nelson entre tantos outros jovens que por ali passaram.

Através do talento dos jovens de Itapevi, ele criou a melhor e maior Fanfarra do Estado de São Paulo, colocando Itapevi no calendário da música nacional, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Itapevi, que teve a oportunidade de se apresentar em diversas cidades e estados Brasil a fora.

Silas foi idealizador de vários festivais no antigo Cine do Pereira, eventos e excursões pelo estado de São Paulo, destacando a invasão de Itapevi no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, para acompanhar o jogo Corinthians e Fluminense. Quantas memórias!!!

Ser amigo de Silas era estar totalmente interessado na música e nos eventos culturais e esportivos realizados pela cidade.

Sua casa que era localizada bem no centro da cidade, onde hoje está o Banco Santander, era o verdadeiro ponto de encontro dos jovens da cidade, sempre de portas abertas.

Sua mãe, a querida dona Cati, sempre teve as portas de sua casa aberta, seja para um lanche da tarde, banho ou mesmo para colocar a conversa em dia, era uma família muito querida.

Após muitos anos de insistência por parte dos amigos, a família Manoel de Oliveira resolve emprestar os seus filhos Cid e Silas para a política partidária, sendo eleitos vereadores com uma expressiva votação.

Em 1983, Silas é eleito prefeito de Itapevi, administrando a cidade até 1988.

Itapevi, um município localizado a 32km da Capital, na época contava com cerca de 80 mil habitantes, uma infra-estrutura precária e recursos limitados, foi com certeza um grande desafio ao jovem Silas.

Com a intensificação do crescimento industrial de Osasco e região, Itapevi começou a receber muitas pessoas de vários estados e regiões do Brasil,, onde muitos invadiram terras em bairros mais afastados como Amador Bueno, Bela Vista, Jardim Rosemary, Santa Rita entre outros, colaborando para o crescimento desorganizado da cidade.

Na mesma época, o prefeito Silas enfrentou outro grande desafio, com a chegada e inauguração do Conjunto Habitacional da Cohab em Itapevi, que recebeu em torno de 40 mil pessoas, em uma cidade que ainda estava em desenvolvimento, resultando na sobrecarga dos serviços público como; atendimento médico, escolas, creches, segurança, infra-estrutura, água e esgoto etc…

Mas como um jovem ousado, Silas não esmoreceu e criou o SAMI, Serviço de Assistência Médica de Itapevi, entre outras ações importantes na cidade, buscando o apoio do então governador de São Paulo, Franco Montoro.

Mas sem sombra de dúvidas, entre todas estas ações, a principal marca do governo Silas foi o carinho, respeito e dedicação por parte do funcionalismo público municipal com a população de Itapevi.

Quero mais uma vez dar os parabéns a toda família do querido amigo Silas, pela justa homenagem a este homem de luta, que ajudou a construir a nossa querida Itapevi.

Gostou desta edição de nossa coluna? Se você tem alguma dúvida ou tema que queria abordar sobre a história de nossa Itapevi, envie para nosso e-mail do jornal: contato.jornaleritapevi@gmail.com

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital