Logotipo Expressão Regional

Home Finanças & Economia

ROI – Retorno de Investimentos

26/02/2019

Vivemos momentos muito difíceis na economia mundial, países que até alguns anos atrás tinham uma sólida economia hoje passam por uma resseção que parece não ter fim.

Como um efeito dominó as empresas são as primeiras a sentirem os efeitos dessa avalanche de problemas e sofrem as consequências de medidas tomadas pelos seus governantes para que possa haver uma melhora da arrecadação tributária.

Sendo assim as empresas encontram grande dificuldade para implementar novos investimentos visando  aumentar a sua capacidade de produção e também a participação em vendas no mercado que ela atua.

O ROI, é uma ferramenta que serve para medir os rendimentos obtidos a partir de uma quantia investida.

As empresas buscam maximizar os seus lucros apartir de um valor destinado para o crescimento e atrelado a isso minimizar as suas perdas encontrando um equilíbrio que é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Esse indicador serve para que a empresa possa medir a performance dos valores destinados a área de marketing por exemplo e consequentemente motivar a sua equipe de vendas para alcançar as sua metas e transformar esses esforços em lucro, e até mesmo para que despesas desnecessárias sejam cortadas, precisa ter atenção principalmente em valores menores que passam desapercebidos mas que no final somados fazem toda a diferença.

Porem é muito importante que periodicamente o ROI seja calculado para que os seus gestores acompanhem e tenham a visão de que os planos traçados pela empresa estão no caminho certo, caso contrário precisa ser revisto para que os objetivos sejam alcançados.

É importante salientar que o ROI sofre influencias externas, pode acontecer que esforços em ações de MKT da empresa podem não ter os resultados esperados devido a rejeição do publico alvo e também fatores sócios econômicos podem diminuir o retorno do investimento realizado pela empresa, o governo tem uma papel fundamental nesse item, porque os investimentos são realizados para terem retorno a longo prazo e havendo mudanças no cenário politico e econômico nesse período pode comprometer todo o projeto. Os investidores ou acionistas de uma empresa desejam ter o maior lucro ao final de um exercício e também a valorização da empresa como um todo, à busca por uma melhor rentabilidade dos investimentos, estão atrelados a disciplina de como os projetos são conduzidos, o follow up e o nível de cobrança estabelecido para que o resultados sejam alcançados, e o comprometimento de todos os envolvidos,  pois podemos ter 100% de retorno de um investimento mas esse percentual pode causar uma frustação, pois cada empresa determina cada “percentual” que deseja realizar, em outros casos, esse é “percentual a ser alcançado.

Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2022. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital