Logotipo Expressão Regional

Home Pirapora do Bom Jesus

Retomada do Turismo em Pirapora do Bom Jesus conta com projeto para incentivar o turismo de experiências

09/11/2021

Por meio de site e QR code, o Projeto Viva Pirapora apresentará os aspectos turísticos da cidade

A cidade da Fé receberá um projeto inédito para contribuir com o turismo local, denominado ‘Viva Pirapora: Turismo de Experiências’, que consiste em uma plataforma virtual para apresentar diversas alternativas de visitação na cidade baseadas no Turismo de Experiências.

O projeto está sendo desenvolvido por estudantes do  5º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo da Fatec São Roque, orientados pela professora Katherine Silva.

Os alunos desenvolverão uma plataforma virtual onde locais estratégicos da cidade serão linkados com símbolos de QR code, que conduzirão moradores e visitantes a vivenciarem experiências turísticas na cidade, como curiosidades, aspectos históricos, culturais e naturais, contemplação da paisagem, relações sociais com os residentes, variedades gastronômicas, artísticas e também relacionadas à religiosidade, um aspecto marcante de Pirapora do Bom Jesus.

A professora Katherine Silva, idealizadora do projeto, é turismóloga e especialista em administração pública e atualmente é a única mulher vereadora na cidade, sendo autora da Lei 1204/2021 que cria o projeto educacional ‘Café com Turismo na Câmara’, que consiste em promover rodas de conversas sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento do turismo e que possam orientar o poder executivo e legislativo na formulação de políticas públicas e projetos que envolvam a comunidade no processo.

Com isto, a Câmara Municipal de Pirapora se tornou uma das poucas no Brasil que promove por força de lei o debate sobre turismo municipal, propondo discussões parlamentares para contribuir com o desenvolvendo local através deste projeto legislativo. “Uma cidade só será boa para o visitante se for boa para o morador e é muito importante que os moradores participem do direcionamento da atividade turística e tenham benefícios, não somente pela geração de emprego e renda, mas pela possibilidade de vivenciar a cidade pelas suas características naturais e culturais”, salienta a vereadora Katherine.

O projeto está em fase de desenvolvimento. Já foram realizadas o levantamento de informações e no domingo (07), os alunos realizaram uma pesquisa de campo na cidade, com estudos do meio, registros audiovisuais e entrevistas com diversos moradores e visitantes.

Para engajar outras iniciativas locais, os alunos do projeto social PROJOV foram convidados a interagir com os estudantes da Fatec e visitar diversos pontos da cidade. De acordo com Raianny Carvalho,  Assistente Administrativo e Pedagógico do Projov que acompanhou a visita, o projeto ‘Viva Pirapora’ motivou os alunos a pensarem mais sobre o turismo local: “É uma excelente maneira de incentivar os jovens da cidade a pensarem no turismo como uma oportunidade de trabalho”. O aluno da FATEC São Roque, Gabriel Silvério, destaca que  “A cidade de Pirapora possui muitas atrações que levam o visitante a se conectar consigo mesmo, é de uma beleza cênica impressionante e de uma hospitalidade genuína. Sem falar da tendência do cicloturismo, cada vez maior na cidade”.

De acordo com a vereadora, profa Katherine, o projeto finalizado e aprovado na disciplina do curso será apresentado às autoridades municipais, moradores e demais interessados. “Pela receptividade dos moradores, comerciantes e demais agentes locais, percebe-se que há muita expectativa nesta ação que promete contribuir com a retomada do Turismo, a valorização da cidade e revelar inúmeras possibilidade de visitação à Pirapora do Bom Jesus”.

LEGENDA 01: Alunos da FATEC São Roque e PROJOV Pirapora durante parada no Portal dos Romeiros

LEGENDA 02: O Santuário do Senhor Bom Jesus foi catalogado pelos alunos

LEGENDA 03: O Cicloturismo também está fazendo parte do estudo


Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital