Logotipo Expressão Regional

Home São Roque

Programa Futuro Cientista é apresentado para pais de alunos em São Roque

28/08/2022

Ação é uma Parceria da Prefeitura com a UFSCAR e irá preparar estudantes para o mundo acadêmico e universitário

Os pais dos alunos selecionados para participarem do Programa Futuro Cientista puderam conhecer mais sobre a iniciativa durante apresentação realizada nesta segunda-feira, 22 de agosto, no C.E.C.T. Brasital. Durante o encontro, os presentes foram apresentados as diretrizes e sobre o funcionamento deste importante projeto, fruto da parceria entre a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e a Prefeitura de São Roque, que busca preparar estudantes da rede pública para o mundo acadêmico e universitário.

“Sou fruto do ensino público e por isso acredito na importância da educação na vida dos nossos jovens. Hoje São Roque investe pesado em educação, com uma nova sede para o Departamento, material escolar para os alunos, melhoria da merenda escolar com alimentos mais saudáveis, valorização dos profissionais de educação e através de iniciativas lindas como esta, que nos une a UFSCAR para que possamos dar cada vez mais atenção, apoio e carinho as nossas crianças”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

Ao todo, participarão do Futuro Cientista 210 alunos pertencentes a 10 escolas da rede municipal, que serão tutorados do sexto ano, até o terceiro colegial. A iniciativa contará com supervisores (alunas do Instituto Federal de São Roque) que irão frequentar as escolas periodicamente, para acompanhar a formação dos estudantes e desenvolver com eles ações como a leitura frequente de livros, desenvolvimento de projetos científicos, concursos de redação, entre outras.

Parte desta dinâmica foi apresentada aos pais e alunos pelo professor e representante da UFSCAR, Fábio de Lima Leite. “Esta foi uma aula inaugural do programa e foi muito importante pois pudemos falar sobre os objetivos deste projeto e a importância do apoio familiar na trajetória do aluno. Nós queremos dar uma base para que os jovens conquistem os seus sonhos e nosso papel é orientá-los para que façam a melhor escolha possível e que consigam ingressar em uma formação acadêmica de nível superior no futuro”, comentou.

Com a apresentação do Futuro Cientista aos pais, os alunos iniciarão sua participação no projeto e passarão a desempenhar as atividades educativas já descritas, além de diversas outras ações, como visitas a museus, participação dos alunos na Escola Preparatória para Futuros Cientistas e a realização de pesquisas científicas e experimentos.

Um processo de amparo pedagógico que tem o objetivo de estimular o potencial dos alunos, para que possam ingressar na universidade, além de descobrir futuros talentos para a ciência e despertar nos jovens do Ensino Fundamental, a busca por respostas e o entendimento dos fenômenos científicos.

Um primeiro passo que começou na segunda, com a apresentação do projeto, etapa que segunda a Diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura, “é uma forma de fazer com que os pais incentivem os seus filhos. O projeto começa efetivamente na semana que vem, aonde as supervisoras contratadas pela UFSCAR realizam as visitas nas escolas, plantando a ‘sementinha da ciência’ na mentes dos nossos alunos, para que eles possam florescer como jovens que valorizam a ciência e o saber, o que abrirá portas para que eles tenham um futuro promissor e mais feliz”.

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital