Logotipo Expressão Regional

Home Itapevi

Prefeito Igor inicia entrega de 1,2 mil matrículas individualizadas de imóveis na região do Areião

05/10/2022

As certidões estão sendo entregues aos moradores do Areião, Vila da Paz e Parque dos Bandeirantes

O prefeito de Itapevi Igor Soares (Podemos) iniciou, no sábado (1º), a entrega de 1.235 certidões de matrículas individualizadas de imóveis para os moradores dos bairros do Areião, Vila da Paz e Parque dos Bandeirantes.

Como ato simbólico, foram entregues inicialmente as 10 primeiras certidões para os moradores do Areião durante o evento realizado na Rua Bernadino Leite Pereira. Os demais títulos serão entregues ao longo desta semana para todos os proprietários cadastrados.

“O papel da Prefeitura é garantir dignidade e respeito para os nossos moradores. Essas famílias estão há muito tempo vivendo de forma irregular e o município tem o dever de ajudar a quem precisa e tem o sonho de ter a sua casa própria de modo legal e de papel passado. É isso o que estamos fazendo, levando cidadania com o registro das moradias junto ao Cartório de Registro de Imóveis”, explica Igor Soares.

A entrega do documento representa segurança jurídica ao morador, que terá a posse do seu terreno de forma regularizada e legal, assim como poderá vender sua casa com a documentação em mãos.

As moradias na região do Areião e adjacências têm aproximadamente entre 25 e 30 anos. Estima-se que as primeiras construções foram erguidas ainda em meados de 1995. Essas moradias cresceram de forma desordenada e sem controle, como acontece em todo o país. Com o passar dos anos, algumas tentativas de regularizar as moradias fracassaram por parte das gestões anteriores e os processos administrativos ficaram parados.

Apenas em 2017, por meio de uma ação integrada e coordenada entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Justiça é que foi possível avançar no processo de regularização fundiária.

Através de uma atualização do cadastro social dos moradores locais e de estudos técnicos de área e da situação dos terrenos foi possível viabilizar a regularização dos lotes.

Ainda não teve a entrega da sua certidão?

Para saber se você tem direito à certidão de matrícula individualizada, ligue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para (11) 4143-7600, ramais 1117, 1118, 1125 e 1127, e agende junto à Secretaria de Habitação o melhor dia e horário para realizar a consulta da sua situação cadastral pessoalmente.

Cohab já começou a regularização de 4.800 imóveis

A Prefeitura de Itapevi também iniciou o processo para regularização de 4.800 imóveis da Cohab, sem nenhum custo para os moradores. No início de setembro foi realizada reunião com os síndicos dos prédios. O encontro foi coordenado por integrantes da Comissão Especial Para Regularização Fundiária e Registral das Unidades Habitacionais da Cohab. A legalização dos imóveis será possível após várias negociações entre a Prefeitura e a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.

Foto: Pedro Godoy/ Ex Libris/ PMI

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital