Logotipo Expressão Regional

Home Uncategorized

Pré-natal Odontológico

06/05/2022

Quando uma mulher descobre que está grávida, ela rapidamente marca todas as consultas médicas necessárias para manter controlada a sua saúde a de seu bebê. No entanto, grande parte das gestantes se esquece ou dá importância para o pré-natal odontológico. Isso porque a maior parte das pessoas não tem consciência da importância do acompanhamento do dentista durante a gestação.
O pré-natal odontológico é importante para manter a saúde bucal da mãe e garantir que o bebê nasça com saúde. Quando a gestante tem cáries ou doenças nas gengivas, as bactérias presentes na boca podem cair na corrente sanguínea, causando danos ao feto.

Mas o que é o pré-natal odontológico?

O pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal já instalados se agravem. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças.
O acompanhamento também serve para o dentista orientar a futura mamãe sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal de seu bebê.

Qual a importância do pré-natal odontológico para a gestante e o bebê?

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças como infecções nas gengivas e cáries. Por isso, é importante o acompanhamento de um profissional, pois a saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê que vai nascer.
Apesar desse acompanhamento ser tão importante, ele não recebe a devida atenção como pré-natal médico. Aliás, nem sempre as gestantes têm noção de que elas devem ir ao dentista durante o período de gravidez, pois acham que os procedimentos prejudicam o desenvolvimento do feto, o que não é verdade.

Por que gestantes devem fazer um acompanhamento odontológico?

Agora que você já sabe o que é o pré-natal odontológico e a sua importância, vamos citar alguns bons motivos pelos quais as gestantes devem fazer esse acompanhamento.

Evitar partos prematuros
A periodontite é uma doença grave que destrói os tecidos em volta do dente e os osso responsáveis pelo suporte deles. Essa doença é muito perigosa para gestantes, pois as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, o que causaria um parto prematuro.
Isso porque, quando essas bactérias chegam ao útero, o sistema imunológico aumenta a produção de um hormônio chamado de prostaglandina, com o objetivo de destruir esses microrganismos. No entanto, esse hormônio também induz o parto.

Melhorar as condições de saúde do bebê
Para que um bebê chegue ao mundo saudável, ele precisa se desenvolver adequadamente e adquirir peso. Crianças que nascem antes da hora precisam ficar internadas até ganharem peso o suficiente. Dentro do hospital, elas correm mais risco de contraírem infecções e outras doenças.

Bebês prematuros também são mais vulneráveis. Então, se a futura mamãe deseja que seu filho chegue ao mundo saudável, ela precisa cuidar de sua saúde bucal, pois, dessa forma, ela garante o bem-estar de seu bebê.

Melhorar a saúde bucal da mãe
A gestante tem uma tendência a desenvolver com mais facilidade problemas bucais, como tártaro, gengivite, periodontite e cáries. Todas essas doenças começam com o acúmulo de placa bacteriana, que em gestantes é mais comum por conta do aumento da vascularização sanguínea na gengiva.
Esse fator, somado aos hormônios da gravidez e uma higiene bucal inadequada, favorece o aparecimento das doenças já citadas. Durante o acompanhamento com o dentista, ele fará os procedimentos necessários para reduzir a placa bacteriana e manter a saúde bucal da mãe em dia.

Deixar a gestação mais saudável e tranquila
Quanto mais saudável estiver a mãe durante todo o período da gravidez, mais tranquila será sua gestação. Com uma mãe saudável e disposta, o feto vai crescer com saúde e a gestante também ficará mais tranquila para a hora do parto.

Trazer mais segurança para a mãe
A gravidez é um período de dúvidas e receios, principalmente para mamães de primeira viagem. Por isso, o acompanhamento odontológico é tão importante quanto o pré-natal médico, pois ambos visam trazer mais segurança para mãe, tanto em relação à sua própria saúde quanto a de seu bebê que vai nascer.

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital