Logotipo Expressão Regional

Home Região

Plano SP não tem reclassificação extraordinária e região Oeste permanece na fase Laranja

10/08/2020

Osasco e cidades vizinhas foram rebaixadas da fase Amarela na última sexta. “Aumento de óbitos foi o principal ponto para que a região retrocedesse para a fase laranja”, afirmou secretária estadual Patrícia Helen

Na sexta-feira (7), a sub-região Oeste foi rebaixada na fase Amarela para a fase Laranja do Plano SP. Com isso, Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus devem voltar a adotar regras mais restritivas para reabertura gradual das atividades econômicas.

A expectativa era que durante coletiva de imprensa, desta segunda-feira (10), o governador João Doria anunciasse reclassificação extraordinária do Plano SP referente a sub-região Oeste, o que não aconteceu.

Ao G1, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico explicou os fatores que levaram a região a regredirem na classificação.  “No caso da Região Oeste, nós tivemos um aumento de internações, de casos e de óbitos. De internações [o aumento foi] de 7%, um aumento de óbito de 11% e um aumento de casos [confirmados da doença] de 43%. Esse aumento de óbitos que foi o principal ponto, que fez com que a região retrocedesse para a fase laranja”, afirmou Patrícia Helen.

Três prefeitos já disseram que irão contestar essa reclassificação. Segundo eles, indicadores individuais das cidades são diferentes da região onde estão inseridos. Igor Soares, prefeito de Itapevi, recorreu à Justiça, ainda no sábado (8), para que cidade volte para a fase Amarela do Plano SP. Porém, mesmo não concordando com reclassificação, a administração adotou as restrições que são determinadas na fase Laranja.

A mesma atitude foi anunciada pelo prefeito de Osasco. “Analisando individualmente a nossa cidade, pelo Plano SP, Osasco permanece na fase Amarela. Portanto estamos entrando com pedido de reavaliação no governo do estado e no poder judiciário porque a própria Capital, que teve a mesma classificação final que Osasco, permaneceu na fase Amarela. Enquanto não houver manifestação contrária, Osasco permanece na fase Amarela”, disse o prefeito Rogério Lins.


Em Barueri, Rubens Furlan afirmou que irá publicar um decreto, nesta segunda-feira (10), prorrogando a permanência da cidade na fase Amarela.

Veja as regras da fase 2 – laranja
 – Academias e salões de beleza vão ter que fechar;
– Bares e restaurantes não podem receber clientes. só podem funcionar com os serviços entregas;
– Escritórios e comércio terão que reduzir o horário de funcionamento;
– Shoppings vão ter que limitar a capacidade e ter horário reduzido de funcionamento.

fonte: webdiário

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital