Logotipo Expressão Regional

Home Ibiúna

Nível de Itupararanga está abaixo de 35% de sua capacidade

12/01/2021

Embora tenha chovido nos últimos dias, o volume foi pouco e a represa de Itupararanga está operando com menos de 35% da capacidade

Embora tenha chovido nos últimos dias, o volume foi pouco e a represa de Itupararanga está operando com menos de 35% da capacidade, nível abaixo do normal para o período. A informação foi confirmada no dia 10 pela Votorantim Energia, gestora da Usina Hidrelétrica de Itupararanga. O local abastece 80% do consumo da cidade de Sorocaba, além de atender outros municípios da região.
De acordo com a Votorantim Energia, o reservatório de Itupararanga operava na tarde do dia 9 (quarta-feira) com volume de 34,63% do volume útil do reservatório, o que é “considerado abaixo do normal para o período”, conforme ressalta a empresa. “Importante destacar que o reservatório está em volume de espera (aguardando o período de chuvas), iniciado no começo do mês de dezembro”, acrescenta a Votorantim, destacando ainda a prioridade na administração do líquido.
Em 18 de janeiro de 2019, dentro do período considerado de chuvas, o reservatório operava com 43,28% da capacidade, percentual considerado, na ocasião, “administrável” pela empresa. Pouco mais de um ano depois, em 28 de fevereiro de 2020, o índice era de 59,61%.
Longe das cabeceiras
Entre as explicações para o baixo volume de Itupararanga, além de chuva em volume insuficiente, está o fato de ela ter ocorrido, em alguns casos, longe das cabeceiras que abastecem a represa. A notícia boa é que os institutos de meteorologia, incluindo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), aponta chuvas diárias — isoladas e periódicas — para as cidades onde há nascentes de Itupararanga.

Fonte e fotos: A Voz de Ibiúna

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital