Logotipo Expressão Regional

Home Itapevi

Itapevi inicia construção da primeira Etec da história da cidade

13/03/2020

Em parceria com o governo do Estado, o início das obras faz parte das comemorações de aniversário de Itapevi

A Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira (12), as obras de construção primeira Etec Itapevi (Escola Técnica do Centro Paula Souza), da história do município, no Jardim Santa Rita. Esta é 28ª das 61 ações que marcam as comemorações de 61 anos da cidade. O evento foi do lançamento da pedra fundamental, o que significa a realização de uma cerimônia de colocação simbólica do primeiro bloco de pedra da fundação da construção.
 As marcações do terreno começaram a ser feitas no ano passado. A área, de 13 mil m², onde está sendo construída a escola está localizada ao lado do Centro de Hemodiálise, em funcionamento desde setembro do ano passado, e do CIS (Centro Integrado de Saúde), que será inaugurado em abril.
 A primeira Etec do município vai oferecer aos alunos a oportunidade de fazer um curso integrado: ensino médio e técnico ao mesmo tempo e também os cursos técnicos em Farmácia, Comércio e Logística.
 O projeto prevê a construção de três blocos. O principal terá três pavimentos e abrigará a área administrativa e pedagógica, com 12 salas de aulas, laboratórios de informática, de ciências, de construção civil, de topografia, ciências, biblioteca, sala multiuso, salas de desenho e projeto, entre outras.
 O segundo bloco será de convivência, com refeitório, cozinha, cantina, grêmio e auditório. Já o bloco 3 será composto por quadra poliesportiva coberta, com arquibancada e vestiários e outras edificações complementares, como lixeira, abrigo de gás, portaria, etc.
 Durante o início das obras, o prefeito Igor Soares lembrou que Itapevi era a única cidade da região que não possuía escola técnica do Centro Paula Souza. “A construção da Etec representa a realização de um sonho antigo da população, conquistado com muita luta, muito trabalho e dedicação. Queremos que nossos jovens tenham local digno para estudar e sigam se qualificando com qualidade para o mercado de trabalho”, disse o prefeito Igor.
 O diretor da Etec de Jandira, Nivaldo Francisco de Deus Filho, explicou que a gestão acadêmica dos cursos será realizada, inicialmente, com supervisão do corpo docente da Etec da cidade vizinha. “Esta é uma excelente realização e que ajudaremos a consolidar com educação de qualidade e ensino profissionalizante de excelência”, destacou.
Investimentos em Educação
 Também ainda neste primeiro semestre, serão iniciadas, pelo Governo do Estado, as obras da primeira faculdade pública da cidade: a Fatec (Faculdade de Tecnologia), mantida pelo Centro Paula Souza, no Parque Suburbano, próximo ao Ginásio Municipal. 

Educa Itapevi

A construção da ETEC integra o Programa Educa Itapevi, série de iniciativas que incluem ainda a vinda da primeira Fatec, as construções das Escolas do Futuro de Tempo Integral, e de uma faculdade privada com cursos de medicina, passando pela reformulação das diretrizes pedagógicas e a implementação de parcerias, como a celebrada com o Sistema SESI de Ensino, para garantir materiais didáticos de ponta para todos os alunos da rede municipal.

Trata-se de um projeto de longo prazo, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.

Conheça as 8 grandes metas de longo prazo para transformar a Educação de Itapevi

– Universalização do ensino em tempo integral para alunos do Ciclo I do ensino Fundamental
– Zerar, até 2026, a fila de espera da Educação Infantil
– Início da municipalização do Ciclo II (5º ao 9º ano)
– Implementação do Google For Education
– Escolas municipais totalmente acessíveis
– Primeira faculdade pública – Fatec (Faculdade de Tecnologia)
– Primeira Escola Técnica Estadual – ETEC
– Criação de faculdade mista na área da Saúde

Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2022. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital