Logotipo Expressão Regional

Home Uncategorized

Itapevi e suas escolas

22/08/2019

Antes da emancipação, o então distrito de Itapevi contava apenas com uma escola, chamada “Estação Cotia”.

Os Itapevienses com idade igual ou maior há 70 anos, irão lembrar-se desta escola de madeira, que se localizava nas terras da Prefeitura Municipal de São Paulo, hoje Avenida Pedro Paulino, onde se localiza a Cohab I. A Prefeitura de São Paulo mantinha na região da Cohab II uma Pedreira onde era retirada uma grande quantidade de “brita”, utilizada no calçamento de ruas da capital paulista, como já destacamos em uma de nossas colunas anteriores.

Para irmos e voltarmos da escola, usávamos a estrada de ferro do “trolinho”, que era utilizado para escoar as pedras para o centro da cidade. Era uma verdadeira aventura para a criançada da época. Brincávamos de guerra de mamona, pega-pega, uns rodavam pião, ou seja, a maioria das brincadeiras da época acontecia durante este percurso.  

Até que o então governador do Estado de São Paulo, Carvalho Pinto, através do prefeito Rubens Caramez, construiu um moderno prédio no centro de idade onde todas os estudantes foram transferidos para lá.

Com o falecimento do médico Raul Castro Briquet em 1953, e diante de seus relevantes serviços prestado ao Brasil, a escola de Itapevi recebeu o nome de Dr. Raul Briquet.

Na década de 60, outras escolas foram ampliadas ou construídas na cidade, como; Escola Marechal Candido Rondon, que no início era na Praça XVIII de Fevereiro.

Tínhamos também na época as conhecidas “salas de emergência”, que eram espaços criados nos bairros mais distantes da cidade, em bairros como Ambuita e Amador Bueno. Tínhamos também a escola de emergência do Ribeirão, onde hoje estão localizados os prédios da Malvinas (Cohab II) em 1963, onde a professora foi minha querida irmã Júlia Queiroz.

Tínhamos também a escola particular que era mantida pela fábrica de cimento Santa Rica, onde nossa atual secretaria de Cultura e Juventude professor Virginia Soares lecionou por muitos anos.  

No final da década de 60, se deu inicio a construção do Colégio Estadual de Itapevi, José Neide Cesar Lessa (CEI).

Quantas Lembranças!!!

Educação na Itapevi de hoje:

E olha que sensacional. Neste sábado (24.08), nossa cidade estará recebendo um equipamento que até então era um sonho distante de nossa população, que é a escola de Tempo Integral, pelas mãos do prefeito Igor Soares, sobrinho da professora Virginia Soares. Sim! A mesma professora que iniciou sua carreira lá na simples escolinha para os funcionários da fábrica de cimento, hoje vê seu sobrinho, prefeito da cidade, inaugurando um tão importante e sonhado equipamento para a educação de nossa cidade, uma escola equipada, com uma estrutura sem igual. É para comemorar com toda a família mais este grande momento para a nossa Itapevi. Grato prefeito Igor Soares!       

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital