Logotipo Expressão Regional

Home Itapevi

Filho de Laurindo, criador do busto de Rui Barbosa, visita a Secretaria de Cultura e Juventude de Itapevi

07/05/2021

Paulo Galante, filho do artista plástico Laurindo Galante, esteve na manhã desta sexta-feira (07.05), em visita a Secretaria Municipal de Cultura e Juventude da cidade.

Da Redação:

Uma manhã marcada por recordações e muitas histórias. Assim podemos dizer sobre esta manhã de sexta-feira na Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Itapevi, com a visita de Paulo Galante, filho do artista plástico Laurindo Galante, criador de uma das peças artísticas mais conhecidas de nossa cidade, o famoso “Busto de Rui Barbosa”, um presente do artista a cidade, foi colocado na década de 60 na então Praça Carlos de Castro, pelo primeiro prefeito da cidade, Rubens Caramez.

Uma das fotos da instalação do BUSTO do Rui Barbosa – Benvindo Moreira Nery Cristino Gonzalez, Paulo de Abreu e o Primeiro Prefeito de Itapevi, Rubens Caramez


O busto ficava na Praça Carlos de Castro em frente a Banca de Jornais

O busto permaneceu por décadas no local, se tornando meio que uma referencia aos moradores da cidade. O progresso chegou, a cidade cresceu e, com a recente reforma e remodelação da Praça, o busto foi encaminhado aos cuidados da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, mais especificamente para a Escola de Artes da cidade, onde a mesma possui um curso livre e gratuito de esculturas.

Paulo foi recebido pelo secretário adjunto da pasta Professor Toledo e, pelos Diretores Helton Lima, Lau Silva, Adilson Peres e demais colaboradores e professores.

Paulo ao lado do professor de esculturas Claudio

Na oportunidade, Paulo ficou emocionado ao rever a obra realizada pelo seu pai e aproveitou para pontuar um pouco mais sobre a vida deste artista que traz em seu histórico mais de 400 obras somente em seu acervo pessoal, em sua residência na cidade de Atibaia no interior de São Paulo.

O professor Claudio, que ministra aulas direcionadas a criação de bustos esculturas, ficou emocionado ao receber o filho deste grande artista e poder realizar esta grande troca de experiências.

O secretário adjunto professor Toledo, fez questão de destacar que o busto será devidamente restaurado e fará parte do acervo exposto em breve no Centro Cultural e Museu da cidade.

CURIOSIDADE:

Muitos até hoje, não sabiam que este busto se refere a Rui Barbosa, onde era muito comum confundirem a obra com o nome de Carlos de Castro, nome da praça onde ficava a escultura.

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital