Logotipo Expressão Regional

Home Uncategorized

De pescaria a caça de rãs: Conheça a história dos Rios e Córregos que cortam nossa Itapevi

17/07/2019

Quem passa pela rotatória da Cohab, Praça Fioravante Belli Fiori, que no atual governo foi totalmente modernizado garantindo uma maior fluidez no trânsito local, acontece um encontro entre córregos e rios que margeiam e corta a nossa cidade.

Lembrando que ainda nesta administração, segundo nosso prefeito Igor Soares, teremos a canalização do Córrego PAIM, e sobre eles novas pistas de rolagem para os veículos, pista de caminhada, ciclo via e muito mais, que irá até a Escola do Futuro, construída recentemente ali no antigo CEMIP, Centro de Eventos da Cidade.

Rio Barueri Mirim

Corre tambem em nossa cidade, o Rio Barueri Mirim, vindo mansamente da Região de Amador Bueno, até desaguar no Rio Tiete na Região de Barueri, ainda recebe em nossa cidade, outros afluentes vindos das cidades de Cotia, os Corregos Paim e Vale do Sol, da cidade de Vargem Grande Paulista o Córrego Sapiantã e, vindo da Região de Amador Bueno o Córrego São João.

Poucos irão se recordar das águas limpas de nosso Rio, onde na década de 60, era um dos poucos espaços de lazer da juventude.

Me lembro dos mais ocíduos frequentadores; Lelé Barbeiro, Mestre Milani, João de Arara, Roque Nunes, João Candido, Jamil (tio do ex-prefeito Jaci Tadeu), dos irmãos Cavanha, Ramiro Novaes, Jarbas Barbeiro e tantos outros jovens da época que por ali passavam horas se divertindo.

Ao lado do Rio Barueri Mirim, tínhamos tambem lagoas espalhadas por nossa cidade; Lagoa da Cerâmica (Onde está hoje a Escola do Futuro no antigo Cemip), Água Leve (hoje Av. Pedro Paulino), Tocão (hoje Itapevi Center), Trampolim (hoje Complexo Esportivo João Salvarani), Lagoa do Itaqui, Lagoa do Cipe, memoráveis pescarias e onde tambem nos aventurávamos para caçar rãs. Nossa! Quantas lembranças…

Com a chegada da Cohab na década de 80, muitos dos jovens e famílias se refrescavam tambem ali na famosa Bica, localizada na Cohab II próxima a antiga pedreira.

O crescimento desordenado de nossa cidade fez com que perdêssemos estas nossas riquezas naturais e, infelizmente essa atual e as futuras gerações, não poderão desfrutas esses maravilhosos momentos que nós, jovens da época, tivemos o prazer de viver.

Hoje infelizmente nosso Barueri Mirim já não é o mesmo, deixando apenas as lembranças e a recordações de uma infância muito feliz em nossa Itapevi.

Foto: Lembranças de Itapevi

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital