Logotipo Expressão Regional

Home Jandira

De Itapevi para o Brasil: Conheça a história da dupla de palhaços Caçarola &Caçarolinha

24/06/2019

CPor; Henrique Leão (Lyon)

Jornalista e Diretor Responsável

Hoje o jornal Expressão Regional tem o prazer de destacar e contar um pouco da história destes dois artistas que ajudaram a escrever a história do circo não só em São Paulo, mas saindo de Itapevi para ganhar o Brasil. Conheça a história da dupla de palhaços Caçarola & Caçarolinha. De Silvio Santos em São Paulo ao velho guerreiro Chacrinha no Rio de Janeiro, a dupla de palhaços de Itapevi era sucesso no Brasil

De família com descendência italiana, nascido no tradicional bairro do Bom Retiro na cidade de São Paulo em 07 de julho de 1929, Sérgio Cachigian, futuramente conhecido como Palhaço Caçarola, desde muito pequeno já apresentou dotes artísticos.

Quando criança costumava pegar bules, latas e panelas as famosas “caçarolas” onde ia vender no ferro velho para ganhar um dinheiro e comprar doces e coisas de crianças.

Com o tempo, foi descobriu seu talento para a arte circense, e começou a colocar uma espécie de tenda de tecido no fundo de sua casa e de terrenos baldios na região, onde se apresentava como “O Palhaço Caçarola”, apelido dado devido à venda de panelas.

A criançada do bairro aparecia em massa para conferir suas apresentações e logo foi se tornando conhecidas e se tornando um verdadeiro sucesso em seu bairro e também bairros vizinhos.

O tempo foi passando e Caçarola passou a se apresentar profissionalmente em espetáculos circenses, circo teatro e eventos particulares de vários seguimentos.

Em grande parte de suas apresentações, seu filho com mais de 02 anos Eder Cachigian, olhava atento no colo de sua mãe a todos os movimentos que o pai fazia em suas apresentações.

Um dia Caçarola chega ao chegar e vê seu filho Eder com apenas 03 anos de idade, imitando exatamente a mesma apresentação que tinha assistido de seu pai, onde surge ai a ideia de colocar seu filho em seu espetáculo com o nome de “Caçarolinha”, criando então a dupla de palhaços que fez grande sucesso intitulada “Caçarola e Caçarolinha”.

Em 1969 a família se muda para Itapevi a convite de sua cunhada, a senhora Ruth Candido, e desde então não saiu mais da cidade.

A dupla começa a ganhar destaque e logo passa a se apresentar em grandes eventos chegando até o momento de serem convidados a se apresentar em praticamente todos os programas de sucesso da época como; Silvio Santos no programa “Essas Crianças Maravilhosas”, Bolinha, Raul Gil e até com o “Velho Guerreiro” no Programa do Chacrinha, a primeira viagem da dupla ao Rio de Janeiro.

No início da década de 80, Sérgio Cachigian se aposenta e o filho passa a se apresentar em carreira solo como “O Palhaço Caçarola”.

Em 1993, Sergio Cachigian vem a falecer, deixando seu legado definitivamente para seu filho Caçarolinha, agora Caçarola, que seguiu os passos do pai, levando alegria e diversão a muitas pessoas em suas apresentações Brasil a fora.     

Em 2004, Eder Cachigian passa no concurso para a Prefeitura Municipal de Itapevi, sendo convidado e realizar um importante trabalho na Secretaria de Esportes da cidade já na área do circo, mas logo surgiu o convite para trabalhar na Secretaria Municipal de Cultura, onde criou o projeto “Circo na sua Escola”, onde passou a coordenar e se apresentar em mais de 40 escolas da cidade para centenas de crianças.

Hoje Eder Cachigian continua na Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, onde comanda o projeto Arena Zumba & Ritmos, reunindo milhares de pessoas semanalmente na Quadra Externa do Complexo Esportivo João Salvarani, onde além de coordenar também apresenta e anima o público presente.

Em entrevista ao portal Expressão Regional, Eder Cachigian (Caçarola), fala um pouco deste novo momento que vive em sua profissão:

“Primeiramente quero agradecer a equipe do jornal Expressão Regional, pela oportunidade de poder contar um pouco desta linda história de trabalho junto ao meu pai. Atualmente vivo um novo momento profissional, onde após o convite do então Diretor de Cultura e hoje Secretário adjunto da pasta o amigo professor Toledo, venho sendo o responsável e coordenando as atividades do “Aulão de Zumba & Ritmos”, realizado semanalmente na Arena Zumba, no Ginásio de Esportes da cidade. Realizado durante o dia algumas questões administrativas de nossa secretaria e de segunda a quinta-feira estou lá no período noturno. Aproveito para deixar aqui o meu carinho aos meus colegas de trabalho, na pessoa dos professores Maycon e Wanderson, nosso Diretor de Cultura Lau Silva e nossa querida secretaria professora Virginia Soares, que junto ano nosso prefeito Igor Soares, vem lutando para criação de atividades culturais e valorização de nossos profissionais. Entre as atividades que realizo lá, tenho o prazer de tambem apresentar os eventos realizados pela Secretaria de Cultura e Juventude de Itapevi. Neste ano, nosso prefeito nos deu a notícia que teremos em breve o primeiro Circo Escola de nossa cidade, através de uma parceria com uma grande empresa. Isso encheu meu coração de alegria pois era um antigo sonho de meu pai. Agradeço a Deus por poder estar vivendo e participando deste momento!”

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital