Logotipo Expressão Regional

Home Uncategorized

Barbeiros que fizeram história na cidade

13/04/2019

A história de nossa Itapevi é marcada por diversos fatos pitorescos, entre eles destaca-se a história dos primeiros barbeiros de nossa cidade, verdadeiros amigos, confidentes e ótimos ouvintes.

Um dos primeiros profissionais da navalha de nossa cidade foi Sebastião Mamede, que empresta o nome a uma importante via de nossa cidade, localizada na Cohab.

Seu salão era localizado na antiga Av. Roselândia, hoje intitulada Av. Rubens Caramez, próximo ao antigo “Cinema do Pereira”.

Sebastião ensinou o ofício aos seus filhos Quim e Lelé, que era o caçula.

Com o passar do tempo, por sofrer uma enfermidade que o impedido de exercer o ofício, seu filho Lelé com apenas 12 anos de idade, assumiu a barbearia para ajudar no sustento da família.

Lelé barbeiro possuía um transito entre todos os seguimentos da sociedade, onde seu salão era um verdadeiro ponto de encontro entre amigos, políticos, religiosos, esportistas e comerciantes. Ali se falava de todos os assuntos.

Como era bom frequentar o seu salão, pois, além de ficar com a beleza em dia, ficávamos por dentro de todos os assuntos que aconteciam na cidade, um verdadeiro jornal do dia, em uma época em que as pessoas ainda tinham o prazer de conversar.

Aos mais antigos, tenho certeza que já fez a barba ou conhece esses profissionais que ajudaram a construir este mercado em nossa cidade; Lelé Barbeiro, Milton, João, Mário, Arthur, Jovino, Elias, Zé Barbeiro, Hiltinho, Jarbas, Bruno, Joaquim, Maria, Sebastião, Diogo Balesteiro entre outros profissionais, aos quais quero homenagear através desta edição de minha coluna.   

Na imagem, cadeira de barbeiro da década de 40.

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital