Logotipo Expressão Regional

Home Variedades

Artigo: Quem é Zé Eduardo Bocão?

23/04/2020

Por Cristen Charles – Conceituado jornalista do litoral sul de São Paulo, é diretor da TV Vale das Artes, onde apresenta o programa de grande audiência intitulado “Na Mira” Informação Verdade!

Depois de detonar um apresentador de TV que quer que o povo volte às ruas em tempo de pandemia, Zé Eduardo Bocão causou a ira de fãs desse apresentador, conhecido por defender o politico de estimação de alguns.

Eu ouvi coisas como:

“Quem é esse apresentador?”
“Lixooo!!” e coisas do tipo.

E eu decidi vir aqui explicar o porquê pesa tanto a opinião do apresentador do Balanço Geral-BA e porque ele é um fenômeno de audiência.

Bahia é a terceira praça mais importante para a maior rede de televisão do Brasil, a rede Globo, lá a globo assim como no restante do país, é a líder de audiência absoluta desde sempre e não se enganem, a globo é imbatível, a luta de Record e SBT é pela vice liderança e mesmo assim distante, quando eles ficam em primeiro lugar por alguns segundos ou minutos, é um milagre

Podem chamar a globo de lixo e o que for, mas a base criada por Walter Clark (quem conhece de televisão, sabe quem foi) e o Boni (dispensa apresentações), é tão sólida que mesmo quando erram, o prejuízo é rapidamente sanado, tamanha a força e penetração da emissora, que foi a primeira a pensar em rede e desenvolver um sistema de precificação de publicidade, copiada em todo mundo.

Dito isso, vencer a Globo por uma ou duas horas seguidas nesse país é “quase” que tecnicamente impossível, apenas dois apresentadores hoje conseguem tal façanha: Zé Eduardo Bocão na Bahia e Amaro Neto no Espírito Santo, mas em termos de peso de praça, somente a Bahia consegue inigualável proeza, ambos com o Balanço Geral.

Zé Eduardo Bocão surgiu com o Zé Bim, criador do Balanço Geral, logo, lançou seu programa solo e que foi pra TV, o Fala Bocão!

As emissoras menosprezaram o estilo meio tosco do programa e mambembe, acontece que em poucos meses encostou na liderança e vivia vencendo ocasionalmente a Globo, batendo em audiência até mesmo o seu mentor.

Quando a Record entrou em reformulação por aquelas bandas, como aconteceu em todo o Brasil, afim de reformular toda a grade e estilo de audiência, Zé Eduardo, que aproveitou o sucesso para se especializar ainda mais na profissão de jornalista e melhorando a formação, recebeu a missão de abandonar o “Fala” e assumir a versão Bahia do Balanço Geral.

A audiência cresceu e muito e com o Balanço ele consolidou o primeiro lugar de audiência no combate com a globo, não era eventualmente e por segundos, simplesmente ele é o primeiro lugar.

No novo estilo, Bocão teve a oportunidade de agregar ao estilo popular, o estilo jornalístico também, transitando entre o bom humor e a seriedade de um jeito orgânico, estilo que eu adotei há algum tempo no Na Mira.

Bocão vence a globo, está entre os dez maiores salários de apresentador do Brasil, mesmo na Bahia, começou do zero, vindo de um bairro pobre e em qualquer pesquisa por lá, ele é um dos jornalistas de maior credibilidade, além de controverso e polêmico.

Para vocês terem ideia, a audiência dele na Bahia, em números totais, o colocaria em terceiro lugar em um share a nível nacional, onde se compreende as principais praças.

Zé Eduardo não vem de hoje, influenciou e influencia muita gente e tem o respeito dos telespectadores onde ele atua. Para vocês terem ideia, a Globo Bahia, está tentando a todo custo, pasmem, contratá-lo!


Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital