Logotipo Expressão Regional

Home Saúde começa pela boca

A importância do uso de protetores bucais na prática de esportes radicais

10/04/2019

O uso de protetores bucais é essencial para atletas ou praticantes   de atividades  físicas radicais . Os protetores bucais mantém os tecidos moles afastados dos dentes , o que previne a lesão dos lábios contra os dentes durante o impacto ;além de reduzir e distribuir forças destes impactos frontais diretos que , de outro modo , podem causar fraturas  ou até avulsão (dente arrancado)  devido à força recebida pelo impacto.

As lesões mais comuns em traumatismos são as fraturas coronárias de esmalte e dentina , avulsão, fraturas que chegam a polpa ( nervo do dente) , principalmente os incisivos centrais superiores . 

As seqüelas dos traumatismos podem ser minimizadas reduzindo drasticamente os níveis de sua gravidade através do uso destes  protetores bucais . 

O atleta que faz uso de protetor , pode reduzir em até 60 vezes o risco de danificar seus dentes . 

O  uso do protetor quando o atleta está praticando a atividade , caso seja acometido de  um trauma ( cotovelada , socos , chutes , queda …) evita que o trauma seja em uma única região , ou seja , ele divide a força deste trauma por toda a arcada , músculos e tecidos , diminuindo assim o risco de um acidente, a carga  é dividida entre todos os tecidos . Existem vários tipos de protetores , os mais conhecidos são os vendidos em lojas de artigos esportivos que são moldados grosseiramente na água morna , não tem uma adaptação perfeita , mas já ajudam bem ; e temos os protetores individualizados , que são feitos com moldagem prévia dos dentes (arcada superior ) em consultório odontológico , que são feitos em cima da cópia fiel dos dentes do atleta . Este segundo , tem um custo um pouco maior por ser exatamente a cópia da arcada, tendo portanto proteção de 100%  no trauma  .  

O tempo de validade de cada protetor é indefinido , visto que só deverá ser feito um novo caso haja rompimento na estrutura ou incômodo por alguma movimentação dentária .

Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2022. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital