Logotipo Expressão Regional

Home Uncategorized

Inflação e seus impactos na economia

12/06/2019

Caro leitor hoje vamos falar em um tema que interfere no nosso dia a dia e é um dos responsáveis pelo crescimento de um pais, o tópico abordado será “INFLAÇÃO”, definições e quais são os impactos diretos e indiretos na economia e também vamos poder entender melhor se é possível ganhar dinheiro com a inflação.

Como sempre espero que esse novo artigo possa esclarecer dúvidas e lhe preparar para debater o assunto com outros pessoas.

Boa leitura…

DEFINIÇÃO:

​Inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Ela implica diminuição do poder de compra da moeda. A inflação é medida pelos índices de preços. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice utilizado no sistema de metas para a inflação.

   CAUSAS DA INFLAÇÃO:

A inflação pode ter várias causas, que podem ser agrupadas em:

  1. pressões de demanda
  2. pressões de custos
  3. inércia inflacionária e
  4. expectativas de inflação.​

CONSEQUÊNCIA DA INFLAÇÃO:

A inflação gera incertezas importantes na economia, desestimulando o investimento e, assim, prejudicando o crescimento econômico. Os preços relativos ficam distorcidos, gerando várias ineficiências na economia. As pessoas e as firmas perdem noção dos preços relativos e, assim, fica difícil avaliar se algo está barato ou caro. A inflação afeta particularmente as camadas menos favorecidas da população, pois essas têm menos acesso a instrumentos financeiros para se defender da inflação.

Inflação mais alta também aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito da inflação mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta.

COMO GANHAR DINHEIRO?

É hora de ganhar dinheiro com um cenário de inflação alta. O governo está elevando os juros para combater a inflação, abrindo excelentes oportunidades de investimento pré fixado no médio prazo. Se você tem dinheiro sobrando, você pode investir em títulos públicos atrelados a inflação, chegando a ter ganho real de 6,3% ao ano mais inflação, proporcionado juros nominais de quase 15% ao ano.

Novamente, o planejamento financeiro pessoal é muito importante, pois ele vai ajudar você a escolher o melhor investimento, alinhado com os seus objetivos, tolerância, necessidade e capacidade para assumir riscos.

Clientes que contrataram o serviço de consultoria financeira podem elevar a rentabilidade dos seus investimentos em até 25%, mantendo, ou até mesmo reduzindo, a exposição ao risco.

Mas, há um fator tão importante quanto controlar o orçamento e investir de forma inteligente. Você precisa ter algum objetivo para estar motivado a cortar itens do orçamento, trocando produtos que corroem o seu orçamento mensalmente por objetivos de curto e médio prazo que te proporcionem maior prazer.

Exemplo: Você pode cortar os supérfluos do seu orçamento, economizando e investindo o valor para fazer uma viagem com sua família no final do ano.

Um planejador financeiro é fundamental, também, para esse processo. Pois é ele quem vai definir a melhor estratégia para você atingir seus objetivos. Quanto você deve investir por mês, em qual produto, quais ajustes você deve fazer no orçamento para trocar uma despesa desnecessária por um sonho!

Espero que com os tópicos acima foi possível esclarecer suas dúvidas, porem estamos sempre à disposição para auxilia-lo no dia a dia da sua vida financeira.

Alexandre Cunha

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital