Logotipo Expressão Regional

Home Uncategorized

O “Trolinho da Pedreira”

13/05/2019

Na década de 50, quando nossa Itapevi ainda era distrito de Cotia, tivemos um trole (trenzinho), que percorria da estação central até as proximidades do Jardim Paulista, pela estradinha de chão batido, hoje conhecida por todos como Av. Pedro Paulino, que corta a Cohab I, emendando com parte da rua Lucinda de Jesus, até a pedreira, onde uma vagoneta era içada por uma máquina da Estrada de Ferro Sorocaba.

Nesse período, a cidade de São Paulo era proprietária de uma enorme gleba de terra aqui, onde grande parte deste território era composto por uma manta de pedras, assim sendo, a administração paulistana administrava esses espaços que logo se transformaram em pedreiras, utilizando este material principalmente para fazer o calçamento de ruas e avenidas da capital paulista.

Um tronco de trilho com bitola estreita, foi construído com a finalidade de escoar este material até a então estação de Cotia, com destino a capital.

As crianças que estudavam na Escola Raul Briquet, localizada na época próxima a Igreja São José, hoje rua que leva o nome de meu estimado pai, Lázaro Toledo de Queiróz, faziam uma verdadeira festa ao avistar a passagem do então trenzinho de carga, pegando garupa e fazendo a maior farra.

Parte destas crianças se tornaram figuras conhecidas de nossa cidade, como os amigos Adalzijo, Nory, Ulisses, Pedro Pinto entre outros…

Com a chegada do progresso, vimos o fechamento da pedreira e a transferência dos funcionários para outras regiões de São Paulo.

Ainda em meado dos anos 70, podíamos ver os trilhos e marcas do trole, que foram retirados pouco depois com a construção da Cohab Itapevi.

Tenho certeza que a grande parte dos moradores de Itapevi e principalmente da Cohab, não conhecem esta história.

Quantas lembranças de nossa Itapevi antiga!!!

Pequeno Polegar - Matrículas 2023
Horóscopo
Flavio Ricardo | Creative Retouch

©2024. Expressão Regional. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Avesso Digital